terça-feira, 18 de junho de 2013

TEOREMA DE PITÁGORAS

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA

Roteiro:
1.    Aula:                           Teorema de Pitágoras;
2.    Ano/Série:                  9º Ano/ 8ª Série do Ensino Fundamental II;
3.    Horário:                     Período da tarde;
4.    Nº de alunos:             40 alunos;

5.    Objetivos:                  Situar o aluno no tempo com a história da Matemática e desenvolver relações métricas com os triângulos retângulos e suas razões de proporcionalidade;

6.    Justificativa:    Desenvolver competências e habilidades para compreensão deste conteúdo;

7.    Tempo de aula:         6 aulas de 50 minutos = 300 minutos;

8.    Conteúdos e Temas: Aplicações do teorema de Pitágoras em suas diversas variantes: diagonal do quadrado; altura do triângulo equilátero; utilização de ângulos para calcular lados; introdução à trigonometria;

9.    Competências e Habilidades:    Visualiza a relação das figuras geométricas quadriláteras com os ângulos e lados dos triângulos, aplicando o teorema de Pitágoras;

10.                    Estratégias: Familiarizar elementos geométricos e algébricos; leitura e interpretação de enunciados e dados;
Resoluções de situações-problemas; demonstração prática em grupo;
11.                    Recursos Materiais: Uso de materiais: cartolina com formas quadriláteras, triângulos retângulos;
Jogos: abordando os conteúdos estudados, construir, desenhar ou montar as peças dos jogos e jogar, observando o respeito às regas e efetuando os cálculos matemáticos envolvidos.

12.                    Recursos tecnológicos: sites/softwares sobre o conteúdo proposto:

13.                    Avaliação: Observar as habilidades e competências que foram realizadas pelos alunos, nas atividades tais como:
a)   Fichas de avaliação:
1)   Contesta pontos que não compreende ou os quais não concorda;
2)   Sabe utilizar os recursos do teorema de Pitágoras em toda a sua extensão e forma;
3)   Procura resolver problemas por seus próprio meios;
b)   Avaliação em grupos elaborada pelos alunos:
1)   Cada grupo prepara uma pequena avaliação de suas atividades e trocam as folhas, fazendo as avaliações de outro  grupo, e posteriormente trocadas e corrigidas pelos seus elaboradores. Cabendo ao professor as últimas intervenções e comentários.
2)    Avaliação com consulta:
É dado uma quantidade de questões  compatíveis com o tempo disponível, e é permitido consultar livros e cadernos, bem como trocar idéias com os colegas. Cabe ao professor corrigir e comentar.
c)    Avaliação individual com consulta:
1)   Valorização do material de estudo;
2)   Organização de seu livro e caderno;
3)   Valorização das anotações do professor em sala de aula;
4)   Habituar a separação de exercícios para localizar a parte do conteúdo a que pertencem;
5)   Habituar a fazer anotações sobre pontos que não ficaram claros;
6)   Habituar a desenvolver os procedimentos do problema passo a passo para encontrar a solução;
7)   Habituar a refazer os exercícios que considera mais difícieis;
8)   Autoavaliação.

14.                    Recuperação:
Retomar os conceitos, definições e atividades realizadas de forma variada, possibilitando analisar de uma forma didática mais expressiva e compreensiva, por intermédio de:
a)    Trabalhos individuais com consulta;
b)   Trabalhos em grupos com consulta;
c)    Execução de tarefas desafios individual, na lousa;
d)   Competição em grupos com desafios do teorema de Pitágoras;
e)    Reforço da atividade com resolução de problemas.


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